Ao iniciar um negócio, seja ele físico ou online, é comum questionar a importância de ter um site. Com o crescimento dos negócios no mundo online, ter um site era considerado essencial. No entanto, mesmo para empresas online que já utilizam outros recursos para se manterem ativas, é importante considerar as vantagens de possuir um site próprio.

Aqueles que não têm um site acabam dependendo de landing pages e redes sociais, que estão sujeitas a mudanças constantes nos algoritmos.

No contexto das redes sociais dominantes, muitas empresas estão levantando questionamentos sobre a necessidade de possuir um site.

Veja 7 motivos por que ter um site é fundamental para o seu negócio:

1 - Ele completa as redes sociais

Ter um site não significa abandonar os perfis e páginas nas principais redes sociais onde sua empresa está presente. Pelo contrário! O site e as redes sociais são parceiros essenciais na missão de divulgar seu conteúdo e aumentar o reconhecimento da sua marca.

A ideia é direcionar seus seguidores do Facebook, Twitter, Instagram e outras plataformas para o seu espaço exclusivo na internet. É lá que você pode conhecer melhor seus visitantes e convidá-los a explorar seu ambiente.

Portanto, é crucial que o layout do seu site e seus perfis nas redes sociais estejam alinhados, criando uma experiência familiar para o público ao navegar de uma plataforma para outra.

Assim, mesmo que seu negócio já esteja presente nas principais redes sociais, ter um site aumenta significativamente suas chances de ser encontrado pelo público.

2 - Ser encontrado é essencial

Mesmo que sua empresa seja excepcional, com um atendimento impecável e produtos de alta qualidade, nada disso terá valor se as pessoas não conseguirem encontrar o que você oferece.

Ter um site é a maneira mais eficiente de ser encontrado na internet atualmente. O principal canal de busca que as pessoas utilizam quando estão em busca de informações é o Google. E se alguém estiver pesquisando sobre o seu nicho de mercado ou sua empresa, não será diferente.

Quando alguém pesquisa pelo nome da sua empresa, é crucial que você tenha um site bem estruturado e otimizado para que o link para o seu site seja o primeiro resultado na pesquisa. Por outro lado, se a pesquisa for relacionada ao problema que seu cliente enfrenta, é importante ter um blog com conteúdos relevantes e de qualidade, para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.

3 - Cria autoridade

Vamos refletir sobre uma empresa grande e renomada que não possui um site. É difícil encontrarmos um exemplo assim, certo? Isso ocorre porque ter um site é um dos aspectos mais importantes para fortalecer a presença online e estabelecer autoridade no mercado.

Essa pode ser a etapa que falta para você se tornar uma autoridade em seu nicho também.

4 - Você economiza tempo

Quando você precisa dedicar alguns minutos do seu tempo ou de um membro da equipe para responder a cada pergunta feita nos comentários das suas redes sociais, pode acabar perdendo muitas horas de produtividade ao longo do dia.

No entanto, ao ter um site, você tem a oportunidade de criar um espaço exclusivo para as perguntas mais frequentes que recebe, conhecido como FAQ (Frequently Asked Questions). Esse espaço pode ser a solução que você precisa para atender a todos os seus visitantes.

Outra vantagem do site que economiza seu tempo valioso é a capacidade de acompanhar a maioria das interações com seu negócio de qualquer lugar que você esteja. Isso lhe proporciona uma maior liberdade para organizar seu próprio horário de trabalho.

5 - Neutraliza a concorrência

A internet oferece uma plataforma democrática, permitindo que empresas de diferentes tipos, nichos e tamanhos disputem a atenção dos mesmos usuários. Um exemplo disso é a forma como funcionam os resultados orgânicos do Google: as buscas não priorizam empresas com mais recursos financeiros ou tamanho, mas sim aquelas que oferecem conteúdo relevante, otimizado em SEO e que se preocupam com a qualidade do texto.

Isso significa que se destacar da concorrência pode ser desafiador, mas é totalmente possível e extremamente necessário em meio à competição existente na internet. Não há necessidade de temer concorrentes maiores, com mais funcionários ou com mais tempo de mercado. Se a sua empresa possui um site, você tem a oportunidade de superar qualquer um deles.

É apenas uma questão de aplicar as estratégias adequadas, de acordo com o seu nicho de atuação. Ao aproveitar o potencial do seu site e implementar as táticas corretas, você poderá conquistar uma posição de destaque e atrair o público-alvo, independentemente do tamanho ou recursos dos concorrentes.

6 - Para se conectar com sua audiência

Desde que a internet se tornou uma presença constante em nossas vidas, a forma como consumimos produtos e serviços mudou. E já faz um tempo, não é mesmo? Pesquisar online sobre produtos e serviços se tornou um hábito comum para os consumidores.

Nesse contexto, o consumidor não tem mais um papel passivo diante do marketing e da publicidade. É perfeitamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou o problema que deseja resolver na internet antes de tomar uma decisão de compra. É nesse ponto que entra o site da sua empresa.

Existem várias maneiras de estabelecer um relacionamento com seu público por meio do seu site. E todas elas são muito eficazes:

* Publicar posts no blog ou oferecer materiais ricos sobre os problemas enfrentados pela sua audiência;
* Responder aos comentários das pessoas nos posts do blog;
* Criar uma seção de perguntas frequentes para atender às dúvidas mais comuns;
* Gravar e disponibilizar treinamentos online para os clientes;
* Ter um chat em tempo real para atender às necessidades dos clientes.

Essas estratégias permitem que você se conecte de forma mais direta e significativa com sua audiência, oferecendo informações relevantes, solucionando dúvidas e proporcionando um atendimento personalizado. Ter um site é uma maneira poderosa de fortalecer o relacionamento com seus clientes e criar uma base sólida para o crescimento do seu negócio.

7 - O controle está em suas mãos

Um site é o espaço na internet que você pode chamar de seu. Mesmo com presença em várias mídias sociais, é no seu site que você terá total controle sobre como as coisas acontecem.

Não é prudente confiar exclusivamente nas mídias sociais para atrair clientes para o seu negócio.

Um exemplo disso é o caso do Facebook, que em uma de suas atualizações de algoritmo reduziu significativamente o alcance orgânico das postagens.

Além disso, você não fica dependente dessas plataformas para armazenar todo o seu conteúdo.

Afinal, nunca se sabe quando algo inesperado pode acontecer e essas plataformas perderem acesso ou até mesmo desaparecerem do mapa, como aconteceu com o saudoso Orkut, você se lembra?

Ao avaliar se o seu negócio precisa de um site profissional, é importante levar em consideração essa questão de controle e segurança. Ter o seu próprio site permite que você tenha poder sobre a maneira como sua marca é apresentada e protege seu conteúdo de possíveis contratempos nas mídias sociais.

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